Área do Cliente
MENU CONTADOR
Notícias
voltar3 Tipos de Grupos Que Você Pode Integrar para Prosperar na Vida
Será que, na busca incessante por seus objetivos, você não acabou se afastando das conexões que realmente importam para o seu bem-estar?
Tire um minuto para pensar nos momentos em que você se sentiu mais vivo. É bem provável que essas ocasiões tenham envolvido outras pessoas. Talvez uma risada compartilhada, uma conquista em grupo ou simplesmente o sentimento de ser compreendido. Até mesmo a celebração de uma realização se torna maior quando você a compartilha com quem ama e recebe o apoio deles em troca.
A conexão é uma necessidade humana básica. Do ponto de vista evolutivo, nossa capacidade de prosperar sempre dependeu de pertencer a uma comunidade. Apesar disso, hoje existe um foco acentuado em realizações e no sucesso individual.
Na minha entrevista com a pesquisadora Taylor West, ela me explicou: “Até interações casuais e ordinárias com pessoas que não conhecemos importam para o nosso bem-estar. Essas interações aparentemente mundanas, no dia a dia, são justamente o que nos faz sentir parte da sociedade e nos dá um senso de pertencimento.”
No entanto, na correria da vida, é fácil subestimar o quanto essas pequenas conexões moldam nosso senso de pertencimento. Priorizar apenas a produtividade ou metas individuais pode colocar você em risco de se desconectar justamente do tecido que sustenta seu bem-estar mental e emocional.
É inegável que focar em seus objetivos traz um certo grau de liberdade e oportunidades. Em uma sociedade onde a maioria das pessoas associa fortemente sua identidade à vida profissional, é natural que surja um senso de competição.
Porém, pesquisas mostram que pessoas que valorizam relacionamentos sociais igualitários, ou seja, priorizam a igualdade e a harmonia do grupo, tendem a se sentir menos solitárias.
Em contrapartida, aqueles que valorizam conquistas individuais junto com hierarquia e competição apresentam níveis mais altos de solidão. O estudo ressalta a importância de intencionalmente focar em construir conexões e integrar-se a grupos diversos.